Antrax
O bacilluss anthracis foi a primeira bactéria que se demostrou poder causar uma doença. Em 1877, Robert Koch colheu o organismo de uma cultura, demostrando a sua habilidade de formas endosporos, e produziu antrax experimental, através da injectam desses esporos num animal.
Antrax é uma doença natural que ocorre em animais que se alimentam de plantas (gado, viados, etc.) causada pela bactéria Bacillus anthracis
Antrax é uma doença aguda infecciosa causada pelos esporos Bacillus anthracis.
Os esporos do Antrax permanecem viáveis durante várias décadas sob determinadas condições.
Cada grama de Antrax é capaz de produzir 100 milhões de doses mortais individuais (é 100,000 vezes mais mortífero que a mais poderosa arma química)
Morta de forma silenciosa e invisível
A inalação de Antrax é praticamente sinónimo de morte a curto prazo.
Os humanos podem contrair antrax por três vias:
Através de cortes na pele resultantes de contacto com animais contaminados, levando a uma infecção local ou sistémica.
Através da inalação de esporos resultando numa infecção nos pulmões.
Por ingestão de comida contaminada, resultando numa infecção gastrointestinal (antrax gastrointestinal). Este tipo de contaminação não é normalmente considerada uma ameaça para as forças militares.
Quais os sintomas?
Os sintomas de antrax começam depois de 1 a 6 dias de incubação, dependendo do tipo de contagio.
Cutâneo: A maior percentagem (95%) da infecção do antrax ocorre quando a bactéria entra num golpe ou uma raspadura na pele, quando em contacto com madeira, couro, cabedal, lã, ou animais contaminados. A infecção na pele começa com um inchaço, semelhante a uma mordidela de insecto, no entanto ao fim de dois dias torna-se uma ulcera não dolorosa, normalmente com 1 a 3 cm de diâmetro, com uma zona negra constituída por tecido morto no centro. Os glândulos linfáticos da zona adjacente podem inchar. Seca de 20% dos casos não tratados de