carbunculo -folheto
Não tocar, agitar, limpar ou recolher material que possa conter a bactéria Bacillus anthracis, evitar olhar muito de perto, cheirar, espirrar ou tossir próximo a materiais contaminados, roupas, toalhas e lençóis ou outros itens que entrarem em contato com as áreas infeccionadas devem ser lavados com água quente (fervente, de preferência).. Uma boa saúde geral e higiene adequada podem ajudar. Essas infecções são contagiosas e por isso é importante ter cuidado para evitar que a bactéria seja transmitida para outras pessoas.Sempre lave as mãos muito bem depois de tocar no carbúnculo. Os curativos devem ser trocados frequentemente e descartados em um saco que possa ser bem fechado
TRATAMENTO
-Colocar um pano úmido e morno sobre o carbúnculo acelera a cicatrização. Umedeça suavemente a área com um pano úmido e morno diversas vezes ao dia.
-Nunca esprema um furúnculo ou tente cortá-lo em casa, pois pode fazer com que a infecção se espalhe e piore seu estado.
-Você precisará de tratamento se o carbúnculo permanecer por mais de duas semanas, se estiver localizado na coluna ou no rosto.
O tratamento para as infecções de carbúnculo inclui doses elevadas de antibióticos como penicilina, tetraciclinas, eritromicina ou cloranfenicol. Nos casos de infecção pulmonar, o tratamento recomendado é com ciprofloxacina ou doxiciclina, sendo mais eficaz logo após a exposição.
O carbúnculo ou antrax é uma doença bacteriana aguda, causada pelo Bacillus anthracis, Tem o formato de bastonete, medindo em torno de 1 a 5 micras. Seu nome deriva do grego anthrakis, carvão, pois a forma cutânea causa lesões pretas,semelhantes ao carvão. Geralmente ocorre em animais (bovinos, caprinos, ovinos, eqüinos e outros herbívoros), que se infectam por ingestão de esporos e apresentam grande debilidade física acompanhada de hemorragias, podendo infectar seres humanos. O risco de se contrair a doença no Brasil atualmente é mínimo.
A maneira mais comum de se infectar