Coqueluche Antrax
Definição de Coqueluche
______________________________________________________________________
Também conhecida como Pertessis, a Coqueluche é uma doença infecciosa aguda totalmente transmissível, que pode comprometer principalmente o aparelho respiratório (traquéia e pulmão) e tem como característica principal a tosse seca.
Conforme dados da vigilância sanitária, trata-se de uma doença endêmica, que acontece em um período de intervalo de quatro anos no Brasil.
Jovens, adultos, crianças, idosos e lactantes estão todos sujeitos a se contaminar com a Coqueluche, porem os casos mais comuns são em crianças, podendo até levar em morte caso haja alguma complicação.
Sintomas – Evolução
______________________________________________________________________
A doença evolui em três fases sucessivas, e seus sintomas podem durar até seis meses, tendo como período de incubação de cinco á sete dias, podendo se prolongar por até quarenta dias.
Fase Catarral:
Em média dura de uma a duas semanas, inicia-se com leves manifestações respiratórias e sintomas como; febre, coriza, espirros, falta de apetite, mal estar, surtos de tosse, características que podem ser confundidas com de uma gripe comum.Os sintomas podem se agravar e repetir com freqüência.
Fase Paroxística:
A duração da fase paroxística tem duração de duas a seis semanas, os sintomas são; crise de tosse seca mais freqüente e prolongada, dificuldade para respirar, apresentação de ruídos e vômitos, podem acontecer durante vários períodos do dia.
Fase de Convalescença:
É a fase final, tem como duração mais de seis semanas, podendo estender por até três meses, os sintomas presentes são; crise de tosse forte, porem ao longo da fase se convalescença os sintomas vão diminuindo até desaparecerem por completo.
Agente Etiológico
_____________________________________________________________________
O agente etiológico seria a bactéria Bordetella Pertussis
Reservatório