regiões do Brasil
Vegetação: A região brasileira mais extensa é a Norte, nela existe a maior floresta equatorial do mundo, a Amazônia. Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Transporte: O principal meio de transporte da região norte é o marítimo incluindo diversos tipos de embarcação para diversas finalidades, temos: canoa, barcos (sem luxo e comodidade), barcaça, empurradores, diversos tipos de navios, voadeiras (barcos a motores rápidos como uma canoa), barcos infláveis (as forças armadas utilizam muito). Barcos para transporte de animais vivos, barcaças para transporte de caminhões, para madeira, alimentos, etc uma infinidade de meios aquáticos. mas o transporte rodoviário e ferroviário e o aéreo também são utilizados em menores escalas e com a mesma finalidade do marítimo.
Clima: Já o clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Algumas áreas restritas não apresentam tal característica climática, como o Tocantins e partes do Pará e Roraima. Na parte sudeste do Pará e em todo Estado do Tocantins é identificado o clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. Já no noroeste do Pará e leste de Roraima o clima que predomina é o equatorial semiúmido, com períodos curtos de seca, temperaturas sempre elevadas durante todo o ano e índices pluviométricos inferiores ao clima do tipo equatorial úmido. Na região Norte, em geral, as temperaturas ficam em torno dos 26°C, com índices pluviométricos que oscilam entre 1700 e 3000 mm ao ano e baixa amplitude térmica.
Relevo: Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o