Organizaçao da educação escolar no Brasil, Na Perspectiva da Gestão democrática
Assim, o estudo que vamos fazer sobre as concepções teórico-metodológicas que permeiam as discussões acerca da administração educacional, busca identificar e discutir os argumentos utilizados por correntes teóricas que indicam que os princípios utilizados na administração escolar devem ser os mesmos empregados na empresa, bem como os argumentos utilizados por correntes contrárias a essa indicação. Uma corrente de estudiosos defende que os procedimentos administrativos a serem adotados na escola devem ser os mesmos adotados na empresa. Para esses teóricos, os problemas existentes.
Na escola são decorrentes da administração, ou seja, da utilização adequada ou não das teorias e técnicas administrativas, ignorando, assim, seus determinantes econômicos e sociais e, particularmente, as especificidades das instituições educacionais.
Nesse sentido, administrar uma escola não se resume à aplicação dos métodos, das técnicas e dos princípios utilizados nas empresas, devido à sua especificidade e aos fins a serem alcançados.
Nesse contexto, Paro (1996, p. 7) sinaliza que, se considerarmos que a administração implica a “utilização racional de recursos, para a realização de fins determinados”, a administração da escola a permanente impregnação de seus fins pedagógicos na forma de alcançá-los”. Portanto, para Saviani (1978), no Brasil não existe sistema de ensino, devido aos seguintes motivos: - a estrutura da sociedade de classe, que dificulta uma práxis intencional