ciclos biogeoquimicos
O sistema digestório é composto basicamente de boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso (com seus ângulos ascendente, transverso e descendente) reto e ânus. E órgãos anexos como: glândulas salivares, fígado e pâncreas. Além disso, em algumas regiões da própria parede do tudo digestivo há um grande numero de células secretoras de sucos digestivos.
Porta de entrada
Boca- é o seguimento inicial do tubo digestivo. Aqui também encontramos a língua que é um importante musculo que ajuda na deglutição e os dentes que serve para corta, triturar, moer, rasgar os alimentos. Existem três tipos de dentes no ser humano, os 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares, 12 molares.
Faringe- é um canal em forma de funil, situado logo após a boca, é chamada vulgarmente de garganta. Ela faz parte do sistema digestivo quanto respiratório, mas nunca é usado ao mesmo tempo pelos dois.
Esôfago- é o segmento do tudo digestivo que se limita, em sua parte superior, com a na parte inferior com o estomago.
Estômago- é uma dilação do tubo digestivo. É um órgão muscular oco. Comunica-se com o esôfago através da cárdia e limita-se com o intestino delgado, por meio do piloro. O piloro possui a válvula pilórica que é capaz de interromper a ligação entre o estomago e o intestino.
O estômago é todo recoberto, por dentro pela mucosa gástrica, camada epitelial que possui grande numero de glândulas que secretam o suco gástrico. A produção diária é de 1,5 litros de suco gástrico.
Intestino delgado- é um seguimento do tubo digestivo, é um tubo muscular que se divide em duodeno, jejuno-íleo O intestino delgado é um órgão indispensável. Os principais eventos da digestão e absorção ocorrem no intestino delgado, portanto sua estrutura é especialmente adaptada para essa função.
.
Duodeno- é a parte inicial do intestino delgado. Ele recebe dois canais um que vem do pâncreas, trazendo o suco pancreático, e o outro que transporta a bile,