ciclo PDCA
Lucas Graciano
O CICLO PDCA NO CONTROLE DE QUALIDADE
UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA QUÍMICA DE PÁS EÓLICAS EM SOROCABA /SP
Sorocaba / SP
2014
RESUMO Esta pesquisa apresenta o Ciclo PDCA adotado na empresa química fabricante de pás eólicas na cidade de Sorocaba/SP, com o objetivo de analisar e melhorar as boas praticas de qualidade nesta empresa, através de pesquisas e aprimoramentos na escolha, implantação e execução desta importante ferramenta na área do Controle de Qualidade, devido ao grande numero de retrabalhos existentes durante o processo de fabricação.
1. INTRODUÇÃO Este trabalho aborda o Ciclo PDCA utilizado no controle da qualidade de pás eólicas, assim, serve de referencia, ao mesmo tempo em que aborda o método de aplicação, execução e os problemas encontrados durante o processo de fabricação. Um dos principais problemas encontrados na fabricação é o alto número de retrabalhos, e o objetivo desta pesquisa é encontrar um método que possa diminuir estes retrabalhos durante o processo de fabricação, facilitando o controle da qualidade e atendendo as especificações e exigências do cliente final. Para tal, usamos de pesquisas e conhecimento técnico de todo o processo de inspeção e liberação das pás para o cliente, respeitando as normas internas da empresa e as especificações técnicas do produto produzido. No texto a seguir abordamos resumidamente como são o processo de fabricação de pás eólicas, as etapas de inspeção durante o processo e como é usado o ciclo PDCA pelo controle de qualidade da empresa.
2. O CICLO PDCA O método do ciclo PDCA é uma maneira de praticarmos o controle dos processos. Segundo Campos (2004.p. 19), o PDCA é conhecido como um circulo da qualidade. Ele é muito utilizado nas empresas e pode também ser aplicado a vida pessoal. Por auxiliar no controle de processos, ele tem como objetivo a melhoria continua e seu significado é:
P-Planejamento