ciclo pdca
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA tem por princípios tornar mais claros e fáceis os processos em uma execução de determinada gestão, ela se divide em quatro partes: Plan (Planejamento) , Do (Execução) , Check (verificação) , Act (Ação).
Ele se aplica principalmente nas normas de sistemas de gestão com o intuito de garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento.
Plan (Planejamento)
O Plan tem como intenção criar uma meta e identificar um problema, (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados); Analisar as causas principais do problema, e criar um plano de ação.
Do (Execução)
Realizar as atividades conforme o plano de ação.
Check (Verificação)
Acompanhar e avaliar periodicamente o processo e os resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos e especificações, consolidando as informações e elaborando relatórios visando a implantação da gestão à vista.
Act (Ação)
Agir de acordo com os relatórios feitos a partir do plano de ação atual e eventualmente determinar e criar novos planos de ação, tendo em vista a melhora de qualidade, aprimorando a execução e corrigindo as falhas que aparecem ao longo do processo.
Conclusão:
Tendo em vista o conceito de cada passo, vemos o tamanho da importância que se tem o processo PDCA para quaisquer tipo de empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte. Esse tipo de metodologia vem com um princípio de contribuir diretamente com que os resultados sejam alcançados de uma forma segura, e até mesmos superados mais facilmente, tendo como principal ferramenta a organização ao longo de todo o processo.