Ciclo Parasitas
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
CICLO DE PARASITAS
Acadêmica: Cibele Z. de Souza
Professora: Alexandra Gazzoni
Disciplina: Parasitologia
Comparação de ciclos
Ascaris lumbricoides
Ancilostomídeo Strongyloides stercoralis A fêmea fecundada ovipõem a cada dia até cerca de 200.000 ovos não embrionados que, através das fezes, alcança o ambiente. Em condições adequadas (25-30ºC, 70% de umidade e oxigênio) estes ovos tornam-se embrionados em 15dias. Dentro do ovo forma-se a larva de 1º estádio (L1) que é rabditóide (esôfago com duas dilatações com uma constricção entre elas). Com mais ou menos 1 semana, L1 sofre muda transformando-se em L2 e, após outra muda, surge L3 que é a forma infectante e que apresenta esôfago tipicamente filarióide (esôfago retilíneo). L3 ainda encontra-se dentro do ovo.
O ovo neste estádio (L3) fica no solo por vários meses até ser ingerido pelo hospedeiro. Ao ser ingerido o ovo alcança o intestino delgado onde haverá a eclosão que depende de vários fatores para ter sucesso, tais como: PH, temperatura, agentes redutores, sais e, principalmente, presença de certa concentração de CO2. Ao nível do ceco, as L3 liberadas penetram na parede intestinal, alcançam os vasos linfáticos e veias e, 18-24 horas após a infecção, invadem o fígado.
Através da veia cava superior ou inferior chegam ao coração (2-3 dias) e deste passam para o pulmão (4-5 dias) ? fase pulmonar ou “ciclo de Looss”. As larvas sofrem muda para L4 cerca de 8 dias após a infecção, rompem os capilares e caem nos alvéolos, onde sofre muda para L5.
Passam pelos brônquios e traquéia chegando à faringe onde poderão ser deglutidas ou expectoradas. Se deglutidas, fixam-se no intestino delgado onde surgirá adultos jovens 20 a 30 dias após infecção. Em 60 dias atingem maturidade sexual e são encontrados ovos nas fezes do hospedeiro.
Os ovos dos ancilastamotídeos