malaria
Esse estágio dos parasites da malária no sangue é aquele que causa os sintomas da doença. Quando certas formas de parasitas no estágio do sangue são pegos por uma fêmea do mosquito Anopheles durante uma picada para alimentação, elas começam outro diferente ciclo de crescimento e multiplicação no mosquito.
Depois de 10 a 18 dias os parasitas são encontrados nas glândulas salivares do mosquito. Quando o mosquito Anopheles pica outro humano, os parasitas são injetados na saliva do inseto e começa outra infecção em humanos quando esses entram nas células do fígado. Desta forma, o mosquito carrega a malária de um humano para outro, agindo com vetor. Diferente do hospedeiro humano, o mosquito não sofre com a presença do parasita da malária.
PUBLICIDADE
Hospedeiros humanos no ciclo da malária
Os humanos infectados com parasitas da malária podem desenvolver uma ampla gama de sintomas. Esses sintomas variam de infecções assintomáticas (sem doença aparente) até os sintomas clássicos da malária (febre, tremores, sudorese, dor de cabeça, dores musculares), chegando até complicações sérias (malária cerebral, anemia, insuficiência renal) que podem resultar em morte. A gravidade dos sintomas depende de vários fatores como o tipo de parasita e sistema imunológico da pessoa.
PUBLICIDADE
Parasitas da malária
Quatro espécies de parasitas da malária podem infectar humanos em condições naturais: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. ovale e P. malariae. As primeiras duas espécies causam a maioria das