Política
Os partidos de Direita e Esquerda foram criados no século XVIII pela Assembléia Constituinte. As camadas mais ricas da época, não gostavam das mais pobres e sentavam separados do lado direito. O lado esquerdo foi associado pela luta dos trabalhadores e o direito de conservadorismo às classes altas. A esquerda busca justiça social e já a direita, liberdade individual. Atualmente, esses termos direita e esquerda não conseguem definir um contexto político, na prática isso não acontece mais, mas se analisarmos há uma grande contradição. Um exemplo é o Partido do PT que é rotulado como partido de direita mas o governo sempre esteve marcado por representantes que se dizem ser da esquerda.
Isso gera uma contradição, às vezes as idéias dos representantes de tais partidos, não batem com as tendências políticas de seu próprio partido, um caso é a candidata a presidência da república Marina Silva que é muito julgada por ter saído de vários partidos e ido para outros buscando um que suas idéias se encaixasse. E isso não é ruim, mostra que ela está buscando melhorias.
Os políticos se coligam, muitas vezes para se ajudarem, como por exemplo, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva que criaram uma aliança desde 2010 para se ajudarem, mas segundo pesquisas isso está tornando tudo uma bagunça e ao invés de ajudar está piorando mais ainda a situação do país.
Esse exemplo de coligação, não muda muito na forma se governo imposta em 1847, o Parlamentarismo. O sistema parlamentar brasileiro tinha a característica de que o presidente do conselho era que