ciclo hidrologico: infiltração
Ciclo da água
É através da infiltração que se realiza o recarregamento das reservas freáticas e a re-hidratação dos solos, ou seja, dos depósitos de água disponíveis para a vegetação terrestre e para as atividades biológicas que se desenvolvem nas camadas superficiais dos continentes. Daí o seu papel fundamental com relação a manutenção dos ecossistemas terrestres.
Essa água acumulada por infiltração é restituída a atmosfera por meio de evapotranspiração. A vegetação exerce por sua vez função importante com relação a essa devolução, acelerando muito os processos de simples evaporação. A transpiração dos vegetais realizada com a finalidade básica de garantir um fluxo ascendente, mais ou menos contínuo, de seiva rica em nutrientes minerais ao longo de seus caules e ramos, é realizada essencialmente pelo processo de evaporação através das folhas, o qual é regulado pela umidade relativa do ar e outros fatores. Ora, considerando-se a enorme proporção que representa a somatória das superfícies das folhas em relação a superfície do solo correspondente, é fácil avaliar-se o papel multiplicador ou acelerador desempenhado pela vegetação em relação a transferencia de umidade do solo para a atmosfera.
Além disso o sistema radicular de árvores e arbustos, podendo atingir profundidades de dezenas de metros, constitui-se um mecanismo de alta eficiencia em relação a esse transporte, permitindo a movimentação rápida de enormes volumes de água. Daí a importância fundamental da cobertura vegetal, com relação a manutenção da umidade atmosférica, regularidade das precipitaçoes pluviométricas e outros fatores ecometereológicos.
Finalmente, o escoamento superficial é responsável pela formação dos córregos, rios e lagos. A maior ou menor proporção do escoamento superficial em relação a infiltração é influenciada fortemente