Trabalho Do Ciclo Hidrol Gico
INTRODUÇÃO 4
CONCEITO 5
ETIMOLOGIA (ORIGEM) 5
HISTÓRIA 6
DA SUPERFÍCIE PARA A ATMOSFERA 6
DA ATMOSFERA DE VOLTA À SUPERFÍCIE 7
PROCESSOS 8
COMPOSIÇÃO QUÍMICA 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
No presente trabalho falei de forma resumida acerca do ciclo hidrológico, também conhecido como ciclo da água. E para melhor se perceber o tema em tese comecei por definir o ciclo da água (ciclo hidrológico).
O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
CONCEITO
A água pode ser encontrada no planeta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico” ela passa pelos estados líquido e gasoso de forma que vai sempre se renovando à cada ciclo completo.
A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência:
Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar.
Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo directamente na terra ou no mar.
Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atinge o mar.
A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, a cerca de 36 Tt por ano. Sobre a terra, evaporação e transpiração contribuem com outros 71 Tt de água por ano. A chuva, com uma taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas: mais comummente chuva, neve e granizo, com alguma contribuição em nevoeiros e orvalho. A água condensada