ciclo do pdca
Os softwares desenvolvidos pela Microsiga destinam-se a automatizar e gerenciar processos, tais como finanças, recursos humanos, logística,manufatura, CRM, dentre outros. Tem como seu principal produto o software denominado ERP Protheus
A empresa tem como foco médias e pequenas empresas. Ela transfere a sua tecnologia ao cliente, ou seja, a Microsiga possui uma tecnologia própria de desenvolvimento que envolve a sua linguagem e seu compilador. Um cliente Microsiga pode disponibilizar a seu funcionário uma certificação em ADVPL, podendo assim realizar implementações em seu sistema, pois ele não fica dependente da Microsiga. Tal diferencial de "independência" em personalizações do sistema foi o que alavancou a Microsiga a ser uma das maiores do Brasil em seu segmento.
O software Protheus desenvolvido pela Microsiga possui independência de banco de dados, podendo assim conectar-se a outros softwares como Oracle, PostgreSQL, DB2 etc, e também possui independência de sistema operacional rodando tanto em Windows como em Linux (embora apenas versões antigas) além de outros sistemas operacionais homologados. Trata-se de uma aplicação onde seu processamento não fica restrito somente à estação, e sim ao servidor Protheus, servidor de banco de dados e estação.
Em julho de 2008 foi anunciada a incorporação da Datasul pela TOTVS, controladora da Microsiga, numa operação com valor aproximado de 700 milhões de reais, que formará a maior empresa de softwares de gestão empresarial do Brasil e uma das maiores do mundo.
Esta empresa tem sua matriz localizada no extremo sul da Bahia, na cidade de Nova Viçosa.
É um sistema que controla várias áreas da empresa de maneira integrada ou seja em um só sistema a empresa controla contabilidade, financeiro, compras, recursos humanos.
É um