Cintilografia de Perfusão do Miocardio
O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração. As células musculares neste tecido são chamados cardiomiócitos.
Nos mamíferos o coração é chamado miogênico, ou seja, produz seus próprios impulsos elétricos através de células especializadas na parede do átrio direito (nódulo sino-atrial).A frequência de batimentos é regulada pelas adrenais. A força de contração também é modulada no ser vivo por ação do volume de sangue na cavidade (pré-carga) e da resistência ao esvaziamento do coração (pós-carga).
Seu terço mais interno (região subendocárdica), recebe nutrientes e oxigênio por difusão direta a partir do sangue que é bombeado pelo coração, mas seus dois terços mais externos (região subepicárdica) dependem de uma circulação própria, a circulação coronária.
A necrose (morte) de parte do miocárdio se chama infarto agudo do miocárdio e é comumente provocada por obstrução de parte das artérias coronárias por aterosclerose.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Músculo cardíaco
Infarto agudo do miocárdio
Revascularização do miocárdio
Ícone de esboço Este artigo sobre Histologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
[Esconder] v • e
Histologia: Tecido muscular músculo esquelético/geral epimísio, fascículo, perimísio, endomísio, fibra muscular (intrafusal, extrafusal), miofibrila
sarcômero (bandas a, i e h; linhas z e m), miofilamentos (filamento fino/actina, filamento grosso/miosina, filamento elástico/titina, nebulina), tropomiosina, troponina (T, C, I)
costâmero (distrofina, α,β-distrobrevina, sincoilina, synemin/desmuslin, disbindina, sarcoglicana, distroglicana, sarcospan), desmina
junção neuromuscular, unidade motora, fuso muscular, excitation-contraction