Ciclo Do Carbono
O elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico(orgânico tudo aquilo que tem vida ou é derivado de alguma forma de vida; plantas, animais, petróleo) e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.
O elemento carbono é encontrado principalmente na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
ONDE ESTÁ PRESENTE O CARBONO- O reservatório de carbono é a atmosfera, onde o nutriente das plantas encontra-se na forma de dióxido de carbono (CO2), um gás que nas condições naturais de temperatura e pressão é inodoro e incolor. O carbono é o principal constituinte da matéria orgânica.
A concentração de CO2 na atmosfera é de 0,032 %, um valor excessivamente baixo para explicar a síntese de aproximadamente 50 a 60 x 10 9 toneladas/ano de carbono no processo de fotossíntese. Além da alta taxa de reciclagem do carbono, o número apresentado advém da existência de reservatório auxiliar de carbono- os oceanos. A interação entre os reservatórios aquático e atmosférico ocorre por meio de uma reação química de difusão, cuja direção depende da maior ou menor concentração do gás.
CO2 atmosférico
CO2 + H2O --> H2O3 - H+ + HCO3- - 2 H+ + CO3-
Caso haja aumento da concentração de CO2 na atmosfera, a reação indica que parte desse CO2 será absorvido pelo oceano, ficando dissolvido na água. Esse CO2 combina-se com a água para produzir o ácido carbônico (H2CO3), que por sua vez dissocia-se em um íon de hidrogênio (H+) e em um íon de bicarbonato (HCO3-). O HCO3- dissocia-se em um íon de carbonato mais um íon de hidrogênio (H+). A reação é reversível e realiza-se no sentido da maior para a menor concentração.
O carbono pode ainda ser resultado da atividade vulcânica.
CICLO DO CARBONO-
O Ciclo do