ciclo do café
A historia do Ciclo do Café se iniciou com o contrabando de grãos da Guina Francesa,o responsavel pela introduçao do cultivo no Brasil,foi Francisco de Mello Palheta,um militar.Ocafé e seus derivados eram os principais produtos brasileiros da exportação durante quase 100 anos e seu ciclo ajudou no desenvolvimento do Brasil.
A maior parte do ciclo do café passou durante osanos 1800 e 1930.Por causa desse grande tempo,nota-se que o produto era muito importante.Isso começou quando a economia cafeeira que era concentrada na região do Vale do Parnaiba,começou a impulsionar aeconomia brasileira.
São Paulo,Rio de Janeiro e O Vale Do Parnaiba,tinham otimas condições geograficas ,como a regularidade de chuva e clima adequado para o cultivo de "Terra Roxa" do interior doParaná e de São Paulo.
Na epoca a vantagem do Brasil era possuir a maior parte da oferta do produto para o mundo todo,controlando os preços e decidindo de que forma iria atuar na economiainternacional.Mas o crescimento da economia brasileira dependia do aumento populacional dos paises consumidores,em sua maioria Italianos.Assim a oferta do café começa a se tornar muito maior do que a demanda,oque indicava que uma diminuição de preço ocorreria.
Produção e Exportação
A cafeicultura exportadora do café foin se expandindo com o tempo,e rapidamente atingiu indices de maior produto deexportação do pais.O Brasil chegou a exportar mais de 50% do consumo mundial.
O ciclo do café estava começando a evoluir,mesmo existindo pequenos plantadores,foram as grandes fazendas demonocultura,caracteristica da economia colonial.
Mão de Obra
O Ciclo do Café sofreu com a carencia de mão de obra,o trabalho escravo não atraia os trabalhadores livres.A Parceria com os primeiros colonos imigrantesfalhou.Com o trabalho assalariado e a imigração custeada pelo poder público,o novo sistema foi a solução para a lavoura paulista a partir da decada de 1870.
O Brasil recebeu 30 mil imigrantes