ciclo do café
ANDRÉ LUIZ PEREIRA CARBALLIDO
JULHO - 2014
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Instituições do Direito Público e Privado I, no Curso de Extensão em Administração, na Universidade FADIRE.
JULHO - 2014
Resumo
Apresentar característica sobre Constitucionalização do Direito Civil e realçar a evolução histórica dos direitos fundamentais, nos marcos das dimensões liberal, social e solidária, bem como tracejar alguns contornos acerca do Estado Democrático de Direito e o contexto dos direitos fundamentais.
Sumario
1 INTRODUÇÃO ................................................................................ 4
2 ESENVOLVIMENTO.............................................................................5
3 CONCLUSÃO......................................................................................... 9
4.REFERÊNCIAS.................................................................................... 10
1. Introdução
Busca-se com a presente pesquisa realçar a evolução histórica dos direitos fundamentais, nos marcos das dimensões liberal, social e solidária, bem como tracejar alguns contornos acerca do Estado Democrático de Direito e o contexto dos direitos fundamentais.
CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL
Durante muito tempo, cogitou-se de publicização do direito civil, que, para muitos, teria o mesmo significado de constitucionalização. Todavia, são situações distintas. A denominada publicização compreende o processo de crescente intervenção estatal, especialmente no âmbito legislativo, característica do Estado Social do século X. Tem-se a redução do espaço de autonomia privada para a garantia da tutela jurídica dos mais fracos. A ação intervencionista ou dirigista do legislador terminou por