ciclo de vida
Nesse trabalho, explicarei sobre doenças causadas por bactérias, a febre da mordedura do rato. Qual bactéria essa doença possui, a consequência causada pela doença e sua forma de tratamento.
Índice
Pagina 1 : A febre da mordedura do rato / consequência causada pela doença
Pagina 2 :Forma de tratamento
Pagina 3: conclusão
Ratos podem causar em nossa espécie a febre da mordedura do rato: doença rara e fatal. Apesar do nome, o indivíduo pode também ser infectado ao ingerir alimentos que tiveram contato com a saliva do animal; ou quando colocam à boca mãos ou objetos contaminados com suas fezes ou urina.
Bactéria
O Streptobacillus moniliformis, uma bactéria que habita a boca e a garganta dos ratos saudáveis, é a causa mais frequente da febre da mordedura do rato em alguns países. Não se trata de uma espiroqueta. Os surtos de infecção têm sido relacionados com indivíduos que bebem leite não pasteurizado e contaminado; quando a bactéria se transmite dessa forma, a doença recebe o nome de febre de Haverhill. Contudo, geralmente a infecção é a consequência da mordedura por um rato da cidade ou do campo. Em certos casos, a infecção transmite-se por intermédio de doninhas e outros roedores.
Consequência
A ferida inicial costuma sarar rapidamente. No entanto, entre 1 e 22 dias depois da mordedura (em regra menos de 10 dias), surgem repentinamente arrepios, febre, vomitos, dor de cabeça e dores nas costas e articulações. Uma semana depois muitos doentes apresentam tumefacção das articulações e dor, que podem persistir vários dias ou meses se não for aplicado um tratamento. Entre as complicações, raras mas graves, desta doença encontram-se a infecção das válvulas cardíacas e o aparecimento de abcessos no cérebro e outros tecidos.
Conclusão
Concluo que a febre da mordedura do rato é uma doença grave, causada pelas bactérias presentes na boca e na garganta dos ratos. Essa febre contagia o homem quando o animal morde ou