doenças
Segundo a OMS, doença é qualquer perturbação ou anormalidade observada no funcionamento orgânico do indivíduo ou no seu comportamento, quer no aspecto intelectual, quer do ponto de vista moral e social, de tal forma que lhe afete notavelmente aquele estado de bem-estar geral sugestivo de saúde.
- Processo patológico definido com um quadro característico de sinais e sintomas. Pode afetar o corpo inteiro ou quaisquer de suas partes. Sua etiologia, patologia e prognóstico podem ser conhecidos ou desconhecidos.
- Também pode ser definida como um “desajustamento ou uma falha dos mecanismos de adaptação do organismo ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação está exposto. O processo conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, ou de um sistema ou de todo o organismo ou de suas funções vitais” (Jenicek & Cléroux, 1982).
Doenças Infecciosas:
Segundo a Organização Panamericana de Saúde (1983), é a “doença, clinicamente manifesta, do homem ou dos animais, resultante de uma infecção”.
Infecção, segundo a OPS, 1983: penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo de uma pessoa ou animal.
Infecção não é sinônimo de doença infecciosa. Uma vez estabelecida, poderá ou não, dependendo dos fatores próprios do organismo parasitado, haver evolução para um estado mórbido manifesto, denominado doença infecciosa.
Doenças Contagiosas:
Doenças infecciosas cujos agentes etiológicos atingem os sadios através do contato direto desses com os indivíduos infectados (exemplo: sarampo, gonorréia). Toda doença contagiosa é infecciosa, nem toda doença infecciosa é contagiosa (ALMEIDA & ROUQUAYROL, 1999 p.215).
Doença transmissível:
É o termo técnico de uso generalizado e definido pela Organização Panamericana de Saúde: “É qualquer doença causada por um agente infeccioso específico, ou seus produtos tóxicos, que se manifesta pela transmissão deste agente ou de seus produtos, de uma pessoa ou animal