ciclo de nitrogênio
Relacione o ciclo do nitrogênio com a síntese de proteínas, assim como a importância dessa síntese para a vida como a conhecemos.
Importância: Formação de proteínas. O nitrogênio é indispensável à vida, uma vez que entra na constituição das proteínas e ácidos nucléicos. Admite-se, que o corpo humano, 16% é constituído por proteínas. A mais importante fonte de nitrogênio é a atmosfera. Cerca 78% do ar atmosférico são formados por nitrogênio livre (N2 – gás), mas a maioria dos seres vivos é incapaz de aproveitá-lo no seu metabolismo. O nitrogênio está presente nos aminoácidos das proteínas, nas bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos. No ciclo do nitrogênio participam bactérias, algas azuis (cianofíceas) e fungos.
Procure informações sobre o uso de fertilizantes á base de nitrogênio
FERTILIZANTE DE NITROGÊNIO, Um polímero de uréia-formaldeído em partículas de liberação lenta útil como fertilizante para intensificar o fornecimento prolongado de nitrogênio necessário para desenvolvimento e crescimento da planta e um fertilizante granular preparado com o polímero de uréia formaldeído em partículas.
Pesquise informações sobre as reações de obtenção de algumas substancias nitrogenadas fabricadas a partir da amônia e presentes em fertilizantes, tais como a uréia ((NH2)2 co).O nitrato de amônio (NH4NO3), o sulfato de amônio ((NH4)2SO4), o cloreto de amônio (NH4Cl), o fosfato de cálcio e amônio (CaNH4PO4) e o nitrato de amônio e cálcio (CaNH4(NO3)3).
O ar que nos rodeia possui 80% de nitrogênio. Este nitrogênio do ar pode combinar-se com outros elementos químicos dando origem à produtos fornecedores de nutrientes aproveitáveis pelas plantas.
Assim, na indústria, a combinação do N do ar com o hidrogênio (H), sob temperatura elevada e pressão, produz a