O ciclo do Nitrogenio
Laísa Thaís de Oliveira
Rayssa Oliveira
Ciclo do Nitrogênio
Agosto de 2013
São Bernardo do Campo
Escola Estadual Profº Vilma Apparecida Anselmo Silveira
Laísa Thaís de Oliveira - 27
Rayssa de Oliveira – 33
Ciclo do Nitrogênio
Nossa pesquisa retrata sobre o ciclo do nitrogênio, um dos elementos gozoso que ocupa uma área de cerca de 78% da atmosfera.
- Sob a orientação do professor Ulisses
Agosto de 2013
São Bernardo
Sumário
Introdução: O Nitrogênio é um elemento que está presente na composição de qualquer ser vivo (moléculas de aminoácidos, proteínas e base nitrogenados ) .
O ar atmosférico é um intenso reservatório desse gás, 78% de sua composição é de nitrogênio molecular (N2). Entretanto somente algumas espécies conhecidas como fixadores de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o nitrogênio gasoso, fixando-o em suas moléculas, estes o transformam em amônia, em seguida o nitrogênio é transformado por bactérias nitrificantes em nitrito e depois em nitrato, que ficam no solo e na água, e acabam a ser absorvido por vegetais, outra parte da amônia é convertida em nitrogênio molecular por bactérias desnitrificantes, que devolvem esse gás na atmosfera . Parte dos nitratos também pode sofrer desnitrificação.
Ciclo do Nitrogênio As plantas requerem certo número de elementos além daqueles que obtêm diretamente da atmosfera (carbono e oxigênio sob a forma de dióxido de carbono) e da água do solo (hidrogênio e oxigênio). Todos estes elementos, com exceção de um, provêm da desintegração das rochas e são captados pelas plantas a partir do solo. A exceção é o nitrogênio, que representa 78% da atmosfera terrestre.
As rochas da superfície terrestre constituam também a fonte primária de nitrogênio, este penetra no solo, indiretamente por meio da atmosfera, e, através do solo, penetra nas plantas que crescem sobre ele.