Ciclo das Rochas
Disciplina: Geociências
Profº: Rodrigo Cancelli
Ciclo das Rochas
Intemperismo: Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. Também é conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
Erosão: É o processo de é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, pela água (erosão hídrica) ou pelo vento (erosão eólica). Pode ocorrer também em locais onde há neve ou gelo, sendo chamada de “remoção” e ocasionada pelo arrancamento de fragmentos da rocha assoalho da geleira devido à ação da água ou pelo congelamento e degelo. É um processo natural responsável pela alteração do relevo terrestre desde a sua formação. No entanto, a ação antrópica tem acelerado este processo de forma nociva através da supressão da vegetação e uso e ocupação incorreta do solo.
Transporte Sedimentar: É o processo por quais os sedimentos são transportados, tem como agentes a água, gelo ou vento. As características dos sedimentos dependem da composição da rocha erodida, do agente de transporte, da duração do transporte e das condições físicas da bacia de sedimentação.
Sedimentação: É um processo de separação de misturas heterogêneas, aquelas que apresentam mais de uma fase. Ela consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada, e as mais leve vão ficando na parte de cima. Na Geologia este processo forma as Rochas Sedimentares, que são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
Diagênese: Refere-se a qualquer mudança e alteração por um sedimento após sua deposição inicial, durante e após a sua litificação, excluindo alteração superficial (desgaste) e