Ciclo das Rochas
Carneiro C. D. R; Gonçalves P. W; Lopes O.R. 2009. O Ciclo das Rochas na Natureza. Terra e Didática.
O autor inicia o artigo relatando a primeira vez que a Terra foi vista do espaço e que a partir de então perceberam que as esferas materiais da Terra participam de interações com a atmosfera, hidrosfera, geosfera, biosfera e por ultimo a esfera humana. Ele da continuidade explicando o que são: atmosfera, hidrosfera, geosfera, crosta, litosfera, manto, núcleo, biosfera antroposfera ou noosfera.
A Terra é ativa e esta em constante transformação. E seu comportamento dinâmico e o conjunto de processos Inter-relacionados são sempre estudados. James Hutton desenvolveu um método de reconhecer marcas deixadas por acontecimentos passados, registrados nas rochas e em outros materiais. Mesmo observando os registros nas rochas, fosseis não se podia avaliar a idade de Terra, só que era muito antiga isso só foi possível com a descoberta da radioatividade. Para melhor estudar o Tempo Geológico o autor usa uma classificação de ciclos e processos que permite que os eventos naturais sejam comparados conforme o tempo.
Análises do planeta são imprescindíveis para entender os processos naturais e humanos e antever suas possíveis consequências. Umas dessas análises é o estudo do ciclo das rochas. O ciclo das rochas representa inúmeras possibilidades de um tipo de rocha transformar se em outra ao longo do tempo geológico. O autor finaliza o artigo explicando sobre intemperismo e os fatores que o determinam para melhor entender o funcionamento do ciclo das rochas e sobre as fontes de energia: do sol, a energia (calor) que vem do interior do planeta e a gravidade que atuam no ciclo das rochas que realizam a transformação das rochas.