Ciclo da Glicólise (Geração de ATP através de Glicose)
1ª ETAPA Fosfoliração da Glicose. Nessa primeira etapa da produção de energia a enzima responsável por estimular este processo é a Hexoquinase. A Hexoquinase faz com que 1 molécula de fosfato se encaixe na molécula de glicose na posição 6 de sua cadeia. O fosfato é retirado da molécula de ATP, já que ATP significa energia, concluímos que para produzir energia, também a gastamos. A molécula de 1 ATP se torna uma de 1 ADP. No final desta etapa temos a molécula de glicose-6-fosfato.
2ª ETAPA Isomerização da Glicose.
A cadeia de glicose-6-fosfato é isomerizada em uma cadeia de frutose-6-fosfato. Isto acontece quando a molécula de glicose-6-fosfato que tem uma forma de hexágono se transforma em uma molécula de frutose-6-fosfato que tem a forma de pentágono. Esta reação é estimulada por uma enzima chamada isomerase.
3ª ETAPA Fosforilação da frutose-6-fosfato
Nesta etapa a frutose-6-fosfato ganha mais uma molécula de fosfato. Como na primeira etapa se gasta uma molécula de energia (ATP) para produzir a glicose-6-fosfato, nesta etapa irá gastar outra molécula de energia (ATP) para podermos ter a molécula frutose-1,6-fosfato. Está reação é estimulada pela enzima fosfofrutoquinase que só atua acompanhada por uma molécula de Magnésio (Mg²).
4ª ETAPA Quebra da frutose-1,6-fosfato em trioses.
Nesta etapa a molécula de frutose-1,6-fosfato é separada ao meio formando duas novas moléculas sendo o 3 o número de carbonos, por isso são chamadas de triose. Depois da separação da molécula de frutose-1,6-fosfato acontece se formam duas novas moléculas, chamadas de: fosfogliceraldeído (Aldeído C-COH) e a fosfodihidroxiacetona( Cetona C-CO-C). A enzima que estimula este processo é a Aldolase. Nesta mesma etapa a molécula de fosfodihidroxiacetona estimulada por meio da enzima isomerase se transforma em outra molécula de fosfogliceraldeído. Então, no final desta etapa temos 2 moléculas de fosfogliceraldeído.
“depois da 4ª etapa