Ciclo agua
A água cobre 71% da superfície terrestre, sendo que 97% encontra-se nos oceanos, 0.6% pertence a rios, lagos e lagoas, e os restantes 2,4% corresponde as geleiras e calotes polares. A agua é também essencial para o bom funcionamento do organismo, sendo usada como reguladora de temperatura, diluídora de sólidos, transportadora de nutrientes, entre outros. Um exemplo disso é o ser humano, que é composto maioritariamente por agua, e que apenas sobrevive 4 dias sem agua.
A agua pode ser encontrada em 3 estados: Sólida, Gasosa ou Liquida. Naturalmente, a agua muda de estado através do Ciclo hidrológico. O ciclo hidrologico refere-se a continua troca de agua que ocorre entre a atmosfera, aguas do solo, superficiais, subterrâneas e dos seres vivos. A transferência ocorre através de 3 processos: Evaporação, Transporte, Precipitação.
A evaporação é o processo da transformação da água do estado líquido para o estado gasoso e corresponde a transferência da água para a atmosfera.
O transporte ou escoamento consiste no movimento das aguas na superfície terrestre sem existência de mudança do estado liquido
A precipitação, ou condensação, é considerada transferência do estado liquido para o estado sólido. Na precipitação a agua cai sobre a superfície em forma de chuva enquanto que na condensação são formadas nuvens e nevoeiro.
Existem outros processos no ciclo hidrológico e são eles a transpiração (a agua presente nos organismos passa para a atmosfera), evapotranspiraçao (a agua absorvida pelas plantas volta á atmosfera) e a inflitraçao (infiltraçao da agua no solo)
2- Principais áreas temáticas
A Hidráulica tem varias áreas de estudo, entre elas destacam-se as seguintes especialidades:
Estudo dos recursos hídricos
Estruturas e obras hidráulicas
Apoio à industria da agua
Ambiente
Aplicaçoes infrmaticas em Hidraulica e Ambiente
3- Recursos Hídricos
Os recursos hídricos são as aguas superficiais ou subterrâneas disponíveis