Ciclenos
Alunos: Leandro Piá, Renata, Matheus Netto Turma: 332
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio.
Os hidrocarbonetos correspondem a mais simples classe de compostos estudados na química orgânica. Uma vez que os hidrocarbonetos estão presentes no nosso cotidiano, é importante estuda-los e classifica-los.
Podemos classificar os hidrocarbonetos em algumas classes, onde cada uma possui algumas características específicas catacterísticas específicas.
Entraremos mais a fundo em um deles:
Os CICLENOS – CnH2n-2
Fórmula geral:
A nomenclatura continua com a mesma regra dos ciclanos, basta apenas adicionar a palavra eno, que representa a dupla-ligação entre os átomos de carbono.
Ciclenos são todos os hidrocarbonetos de cadeia fechada, insaturados que apresentam dupla-ligação.
Os ciclenos de 3 a 5 cerbonos são compostos instáveis devido à elevada 't-ensão no ângulo de ligação entre os átomos de carbono.
No cicIopropeno, por exemplo, as ligações entre os átomos de carbono ocorrem num ângulo de 60°.
Sabemos, porém, que os átomos de carbono que estabelecem a ligação dupla (uma s e uma p) sofrem hibridização Sp2e que, nesse tipo de hibridização, o ângulo de ligação ideal é de 120º.
A diferença de 60° entre o real e o ideal explica a grande instabilidade da molécula, que só existe como produto intermediário em algumas reações químicas.
Já os cicIenos com 6 ou mais átomos de carbon não possuem estrutura plana, mas sim espacial (como os ciclanos), de tal forma que o ângulo entre as ligações dos carbonos se aproxima do ideal, dando estabilidade à molécula.
A tabela a seguir traz o ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade, medidos sob pressão de 1 atm, de alguns cicIanos e cicIenos.
Podem ser encontrados em algumas plantas medicinais contem ciclenos, como o alecrim,