Jovem na sociedade
Betina Dalmolin Bernardy
Natália Redin
Suélen Ferreira
Trabalho de química
Arroio do Tigre, 2014.
Ciclanos
Os cicloalcanos ou ciclanos (hidrocarbonetos de cadeia fechada e com ligações simples entre carbonos) estão presentes em maior quantidade nos petróleos de várias regiões do mundo, principalmente os de origem caucasiana (termo usado para indicar origem europeia) e também de origem americana. Em razão disso, os cicloalcanos ramificados eram conhecidos como hidrocarbonetos naftênicos, pois são encontrados no petróleo de base naftênica. Esse tipo de petróleo dá origem a vários subprodutos, que podem incluir gasolina de alta octanagem, óleos lubrificantes de baixo resíduo de carbono, resíduos asfálticos e vários cicloalcanos. O ciclopentano é um gás que possui propriedades anestésicas e é muito utilizado para adormecer pacientes que passarão por cirurgias. O cicloalcano mais simples, o ciclopropano, também é um potente anestésico. Outro ciclano importante é o ciclo-hexano, ele é usado como combustível, como solvente e removedor de tintas e vernizes, além de servir como ponto de partida para a produção do ácido adípico, COOH(CH2)4COOH, que é matéria-prima para a fabricação do náilon.
Ciclenos
Os ciclenos ou cicloalcenos são hidrocarbonetos cíclicos com uma ligação dupla endocíclica (ou seja, na cadeia cíclica). Sua fórmula geral é CnH2n-2, a mesma dos alcinos.
Os hidrocarbonetos cíclicos com mais de uma ligação dupla são chamados de cicloalcadienos, cicloalcatrienos, etc; o termo geral que engloba todos estes compostos é olefinas cíclicas.
Para escrever a sua estrutura, basta unir os átomos de carbono em ciclo, acrescentando uma ligação dupla e completando as valências de cada carbono com átomos de hidrogênio.
Recebem o nome do alceno