Ciberespaço e cibercultura
Ciberespaço e cibercultura é uma cultura diferente de outras que existiram antes. Ciberespaço é uma rede de computadores interligados e memorias acopladas a ele, possibilitando a comunicação e a transmissão de informações pelos seus usuários, ou seja, além de estarem conectados e se socializando, chegam ao conhecimento devido a interação das informações existentes ns redes.
A cibercultura é a união da cultura contemporânea com a relação das técnicas digitais na sociedade, pois as novas Tics estão sendo encontradas no nosso dia-a-dia, no trabalho, no banco, nas escolas e ate mesmo em casa, são as invenções do ser humano conforme o surgimento de suas necessidades para facilitar seu cotidiano.
Para muitos o ciberespaço é um meio onde facilita a comunicação e a socialização das pessoas, mas para outros o ciberespaço traz muitos problemas, como a dificuldade de memorização, pois em conversas na rede as pessoas devem ou fazem perguntas e respostas reflexas, ou seja, momentânea, tornando-se individualistas, perdendo a relação presencial, o contato físico, mas o ciberespaço é um facilitador da comunicação, pois dependendo das relações nas redes sociais, as pessoas podem estar em um pensamento bem mais próximo, do que presencialmente, além de terem acesso a varias informações ao mesmo tempo, assim construindo seu conhecimento.
A inteligência coletiva é o resultado estabelecido de uma sinergia entre competências, recursos e projetos. É através das redes de integração, se apropriando das alterações técnicas e menores efeitos de exclusão, que melhor se desenvolve essa inteligência coletiva, consequentemente tendo visão crítica e questionando mais.
Através das redes muitas pessoas do mundo todo ficam conectas, questionando, criticando, não aceitando tudo que é colocado a nós pelos dominantes, mas através das informações tendo a possibilidade de abrir os olhos e reivindicar melhorias para sociedade, e assim cada formando