O ESTUDO DO CÁLCULO NA ARQUITETURA
O estudo da matemática no curso de arquitetura desempenha um grande importância no desenvolvimento das estruturas, seu espaço projetado e construído. Sendo de pré-requisito para matérias estruturais, o cálculo é necessário para a formação de ângulos, padrões e planos lineares.
No curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS, por exemplo, tem as matérias de base matemática que são pré-requisito, como Cálculo 1, Vetores e Geometria Analítica e Física A. Essas matérias são vista com de importância para matérias posteriores, como Resistência dos Materiais, Sistemas estruturais e processos construtivos. Mas a matemática está presente também, de uma forma mais simples e básica em outras matérias, como topografia, planejamento, perspectiva, conforto ambiental, entre outras.
Não é somente a estrutura que a matemática pode estar ligada a arquitetura, ela também tem relação com a decoração. Essa relação é bastante indireta, como o estudo das cores e a luminosidade, que não é feita de modo aleatório, e sim necessário cálculos de posição, intensidade da luz e várias outras conclusões. Na elaboração do projeto arquitetônico, também é necessário o cálculo das áreas, altura dos elementos do ambiente, gerenciamento dos espaços, o critério do material a ser utilizado, e a geometria das projeções de plantas e maquetes.
O curso de arquitetura terá estudos de matemática como cálculo, trigonometria, geometria analítica e matemática finita para ajudar o aluno a entender a relação entre os métodos matemáticos e o design de construção. Abaixo estão relacionadas essas relações matemáticas e sua devida importância:
CÁLCULO
O cálculo pode representar a área de formas geométricas planas e o volume dos sólidos, além de estimular o pensamento analítico. A matéria de cálculo é necessariamente pré-requisito para entender a acústica, iluminação, o aquecimento, a ventilação e a eletricidade. O cálculo pode ajudar os arquitetos a se relacionar com os engenheiros