CIBERCULTURA
ENIAC
Primeiro computador eletrônico, desenvolvido a partir de 1943 e operacional em 1946. Pesava 30 toneladas e tinha 5,5 m de altura e 25 m de comprimento.
Vale do Silício – Califórnia
Região dos Estados Unidos onde se situam desde a década de 1950 empresas voltadas para a geração de inovações científicas e tecnológicas, como a produção de chips (circuitos integrados). Essas inovações são consequência da Guerra Fria e da corrida armamentista. Nesse lugar foram criadas as empresas
Apple, Google, HP, Yahoo!,
Intel, Microsoft, Symantec etc. Redes de informação e consciência planetária Pierre Teilhard de Chardin – padre jesuíta e paleontólogo francês (1925)
A “noosfera” (esfera do pensamento humano) deve-se somar à geosfera e à biosfera do planeta Terra consciência planetária teia de informação e conhecimento relacionada à comunicação (rádio e TV) e aos computadores eletrônicos Internet
Década de 1960 – Guerra Fria
Arpanet (1969) – 4 computadores conectados
(uso militar, estratégico)
Década de 1970 – universidades e centros de pesquisa compartilhando informações (uso científico)
Final da década de 1980 – PC (computador pessoal)
Anos 1990 – Surgimento e popularização da World
Wide Web, sistema de hipertexto (textos com links que levam a outras páginas) que utiliza a linguagem HTML (Hypertext mark-up language) e programas de navegação.
Ciberespaço
Trata-se de um mundo virtual incorporado a “uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração e acesso”
(SANTAELLA,2004,p.40).
É todo e qualquer “espaço informacional multidimensional, que dependente da interação do usuário, permite a este o acesso, a transformação e o intercâmbio de seus fluxos codificados de informação”
(p.45).
A navegação pelo ciberespaço se faz com os recursos da hipermídia, que possui 4 traços definidores fundamentais (p.47-53): hibridização de linguagens,