Cianobáctérias
2. Considerações Gerais 2.1 As Características das Cianobactérias: Conhecidas também como cianofíceas ou algas azuis,as cianobactérias são organismos fotoautótrofos procariontes de organização talina simples, geralmente unicelulares isolados ou formando colônias envolvidas por mucilagem, e filamentos. Elas possuem clorofila-a e vários pigmentos acessórios, cujos principais são a ficocianina e aloficocianina. O produto de reserva é a cianoficina, também ocorrendo lipídeos. Vivendo isoladamente ou associando-se em colônias que podem atingir até um metro de comprimento. Extremamente parecidas com as bactérias, as cianobactérias são também procariontes. A maioria vive em água doce, mas podem ser encontradas também no mar, em solos úmidos e agregadas a fungos, formando os liquens. Possivelmente, foram as responsáveis pelo acúmulo de O2 na atmosfera primitiva, o que possibilitou o aparecimento da camada de Ozônio (O3), que retém parte da radiação ultravioleta, permitindo a evolução de organismos mais sensíveis à radiação UV. A capacidade de crescimento nos mais diferentes meios e uma das características marcantes das cianobacterias. Entretanto, ambientes de água doce são os mais favoráveis para o crescimento de cianobacterias, visto que a maioria das espécies apresenta um melhor crescimento em águas neutro alcalinas (pH 6-9), temperatura entre 15oC a 30oC e alta concentração de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo.
Outra das conseqüências dos florescimentos de cianobacterias traduz-se na alteração das características organolépticas da água e animais aquáticos, originada pela produção de certos compostos químicos aromáticos voláteis e por algumas espécies de micro-algas.
2.2 Organização das Cianobactérias A organização celular é semelhante à da célula bacteriana, possuindo a cromatina dispersa no hialoplasma, sendo uma organização tipicamente procariótica. A parede celular como a das bactérias é constituída de