Cianobacterias
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR – CCTA
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSOR: ANDRÉ SOBRAL
ALUNO: FRANCISCO HUGO CIPRIANO ALVES
MATRÍCULA: 913210232
CIANOBACTÉRIAS
POMBAL, 2013
Diferentes aplicações das cianobactérias:
- Efeitos negativos: produção de cianotoxinas – causas e consequências.
Nos últimos anos, microrganismos, antes só lembrados em publicações escolares e acadêmicas, vêm tomando lugar de destaque nos noticiários e hoje estão entre as preocupações dos órgãos ambientais sobre a qualidade da água. O fenômeno das florações de cianobactérias e de microalgas marinhas ganhou destaque devido, em grande parte, ao risco de intoxicação existente para os organismos aquáticos (moluscos, crustáceos e peixes) e também para os seres humanos. Esses microrganismos possuem capacidade de se multiplicar, produzindo biomassa considerável, além de metabólitos secundários com alto poder toxicológico.
As intoxicações humanas sempre chama atenção. Contudo, em se tratando das toxinas desses microrganismos, o maior risco pode não estar nos grandes eventos de intoxicações; mas sim, em contaminações crônicas que podem afetar populações inteiras, tanto de organismos silvestres como de seres humanos.
As causas e consequências caracteriza-se pelo enriquecimento da água por nutrientes, principalmente compostos de nitrogênio e fósforo, que promovem uma alteração no equilíbrio dos organismos e na qualidade da água de um ambiente aquático (WHO, 2002). Eutrofização é a condição que favorece o desenvolvimento de florações de cianobactérias e microalgas, secundada pelas condições de luz, temperatura e pH convenientes.
Florações de algas nocivas (FAN) estão relacionadas a um aumento vertiginoso de algumas espécies de microalgas, detectadas por contagem de células, análise de clorofila a e biomassa, associado a uma produção de