Cianobactérias
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ICB
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
CIANOBACTÉRIAS
ALUNA: LORAINE DA SILVA CARVALHO
DISCIPLINA: SISTEMÁTICA DE VEGETAIS INFERIORES E FUNGOS
PROFª: SIRLENE APARECIDA FELISBERTO
GOIÂNIA
27/04/2011
INTRODUÇÃO
As cianobactérias são organismos morfologicamente simples, porém fisiologicamente complexos, estima-se que tenham tido origem há 3,5 bilhões de anos, é o que sugerem os nanofósseis sedimentados em estromatólitos descobertos na Austrália (COSTA, 2003).
Estudos paleontológicos do período Pré-Cambriano ou era Proteozóica, também chamada Era das Cianobactérias (CALIJURI et al., 2006), registraram a atuação dominante das cianobactérias nos ecossistemas mais primitivos da terra, demonstrando mudanças evolutivas extremas (COSTA, 2003).
Os processos vitais inerentes às cianobactérias requerem somente água, dióxido de carbono e luz, sendo a fotossíntese o principal modo de obtenção de energia para o seu metabolismo (AZEVEDO,1998).
As cianobactérias frequentemente formam filamentos e podem proliferar originando grandes massas de 1 metro ou mais de comprimento. Algumas são unicelulares, poucas formam filamentos ramificados e raras formam placas ou colônias irregulares. À semelhança do que acontence com outras bactérias filamentosas ou em colônias, as celulas de cianobactérias normalmente se conectam apenas por suas paredes ou pelas bainhas mucilaginosas, de forma que cada célula possua vida independente (RAVEN, 2007).
Assemelham-se às algas quanto a presença de clorofila A e outros pigmentos dos tilacóides; são produtoras de oxigênio, e reconhecidas como colonizadores primários muito importântes, e diferenciam-se por não possuírem membrana nuclear e nem plastos, por isso encontram-se em um reino a parte. Em aspéctos bioquímicos e estruturais, as cianobactérias são similares aos cloroplastos das algas vermelhas.
As