Economia
1 – Introdução
A Macroeconomia estuda a economia em geral. Ela se preocupa com questões como causas e conseqüências do desemprego e inflação. A diferença principal da Microeconômica é seu enfoque, onde essa estuda os fatores que compõe a produção e o que determina a oferta e a procura de bens e serviços.
2- METAS DE POLITICA MACROECONOMICA
As Metas da Política Macroeconômicas são:
a) Pleno emprego de recursos; b) Estabilidade de preços; c) Distribuição de renda; d) Crescimento econômico
Essas metas são questões relativas a emprego e inflação.
2.1 - ALTO NÍVEL DE EMPREGO
Pode-se dizer que a questão do desemprego que ocorreu principalmente a partir dos anos 30, é que permitiu um aprofundamento da analise da política econômica com o objetivo de fazer a economia recuperar o nível de emprego potencial. Em 1936 o economista inglês John Maynard Keynes, publicou o livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda, onde a explicação clássica das causas do desemprego dizia que elas eram determinadas pelas estruturas rígidas do mercado de trabalho, que impediam que os salários baixassem até o nível do ‘equilíbrio’.
2.2 - ESTABILIDADE DE PREÇOS
Um fator que influencia na estabilidade de preços é a inflação. Ela é responsável pelo aumento continuo no nível dos preços. Aceita-se que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento porque dificilmente se dará um avanço sem que ocorram elevações dos preços.
2.3 - DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE RENDA
Teoria do bolo: Primeiro crescer, para depois pensar na distribuição da renda.
A idéia era concentrar a renda e depois dividi-la de maneira igual. Houve um aumento geral do padrão de vida, com todos melhorando, mas embora o pobre tenha ficado menos pobre o rico ficou relativamente mais