Ci ncias Apresenta o
A esquistossomose, também conhecida como bilharzíase, é uma doença provocada por parasitas humanos, os trematódeos, do gênero Schistosoma.
Quando este parasita começa a habitar no interior do hospedeiro definitivo, ele pode se fixar no fígado, na vesícula, no intestino ou bexiga do homem, causando, desta forma, vários problemas nos órgãos.
Os sintomas mais comuns da esquistossomose são: diarréia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidas.
Os Esquistossomos
O esquistossomo pertence a um grupo de platelmintos denominados trematoda e tem sexos separados. A fêmea mede cerca de 1,5 cm de comprimento e o macho cerca de 1 cm. O macho possui um canal onde a fêmea se abriga na época da reprodução, o chamado canal ginecóforo.
A doença é transmitida pelas fezes infestadas com ovos de parasitas e depositadas em rios, córregos, represas e lagos ou arrastadas pelas enxurradas.
Os ovos que caem na água se transformam em larvas, os miracídios.
Os miracídios penetram no corpo de um caramujo do gênero Biophalaria. Dentro do caramujo, eles se transformam em larvas com cauda, as cercarías. As cercarías saem do caramujo e nadam na agua ate penetrar na pele humana, dai entram na corrente sanguínea e atingem o Fígado.
No fígado, elas se transformam em vermes adultos e põem seus ovos nas veias do intestino do hospedeiro. Esses ovos atravessam as paredes do intestino e são eliminadas com as fezes, fechando o ciclo.