As luzes da loja
A.´.R.´.L.´.S.´. “Nove de Julho” nº 264 Rua Dr. Betim, 541 – Vila Marieta Or.´. Campinas – SP
À G.´.D.´.S.´.A.´.D.´.U.´.
As Luzes da Loja
Trabalho de Arquitetura
Ricardo Marcel da Fonseca A∴M∴ CIM:20703
2
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz uma breve descrição do significado e representatividade das luzes maçônicas.
As luzes da loja estão divididas em dois “grupos”. As três luzes do templo e as três luzes emblemáticas da maçonaria.
As Luzes do templo são os principais cargos em loja. Três grandes colunas que sustentam o templo maçônico. A sabedoria, a força e a beleza, ou seja, a onisciência, a onipotência e a onipresença do grande arquiteto do universo, reafirmadas como principio de verdade, de atividade e de amor.
Já as luzes emblemáticas devem estar sempre sobre o A.’. dos Jur.’. em loja aberta. Representam o espirito que ainda não conseguiu libertar-se do domínio da matéria.
As próximas paginas detalham o significado de cada uma delas, começando pelas luzes do Templo e seguindo pelas luzes emblemáticas da maçonaria.
3
AS TRÊS LUZES DO TEMPLO São respectivamente o V∴M∴, o 1º Vig∴ e o 2º Vig∴, sendo nesta ordem as maiores autoridades na direção dos trabalhos. Cada um com suas atribuições, formando um todo harmônico. No que tange a hierarquia, um precede o outro, cada qual possui sua simbologia, suas jóias e responsabilidades. Incansavelmente deverão erguer-se do Oriente para iluminar com saber os obreiros indicando-lhes os caminhos a serem seguidos até o Ocidente. Desta iluminação abundante e profusa é que se fundamenta a loja, que é a célula viva do grande corpo chamado Maçonaria.”
O
V∴M∴ A jóia do V∴M∴ é o Esq∴, símbolo da