TRABALHO SOBRE AS LUZES NA MAÇONARIA UNIVERSAL
Incontáveis são as alegorias sobre o papel das luzes na Maçonaria Universal, especialmente no que diz respeito a caminhada na qual, nós, aprendizes, partimos da escuridão profana rumo à luz que nos afasta das trevas e nos aproxima sagrado, que nos afasta da cegueira da ignorância e nos aproxima da luz da sabedoria. Porém, neste trabalho nos concentremos nas luzes da Loja: as três luzes do templo e as três luzes emblemáticas da Maçonaria.
As três luzes do Templo são, em ordem hierárquica: VenerávelMestre, 1º Vigilante e 2º Vigilante. As três luzes emblemáticas da Maçonaria, sem as quais nenhuma Loja regular pode iniciar seus trabalhos, são: O Livro da Lei, o Compasso e o Esquadro.
O Venerável Mestre representa a sabedoria e conduz os trabalhos da Oficina. Deve transmitir aos irmãos que lhe confiaram a liderança, imparcialidade e plenitude de caráter. A jóia que utiliza é o Esquadro, símbolomaior da sabedoria e da justiça.
O 1º Vigilante representa a força e está portanto associado ao Planeta Marte, cujo nome deriva do Deus Romano da Guerra. Está hierarquicamente abaixo do
VenerávelMestre, estando sempre apto a substituílo em eventuais impedimentos. Além disso, é responsável pela inspeção e vigilância dos aprendizes. Sua jóia é o Nível representando a igualdade.
O 2º Vigilante simboliza não apenas a beleza, mas também a paz e a concórdia.
Hierarquicamente, completa a tríade que conduz os trabalhos da Loja, estando abaixo do
Venerável Mestre e do 1º Vigilante. É responsável pela inspeção e vigilância dos companheiros. Sua jóia é o Prumo que simboliza a busca pela verdade.
O Livro da Lei, entre outros significados por hora desconhecidos, significa a