CI 555
O 555 é um circuito integrado dedicado, projetado para aplicações de temporizador e oscilador.
O CI555 foi criado em 1972 pela Signetics Corporation, e chamado de SE-555 ou NE-555, hoje o CI 555 é produzido por diversos fabricantes, sendo que suas características variam um pouco de fabricante para fabricante. A tabela abaixo mostra a nomenclatura de alguns dos fabricantes para este popular dispositivo:
Tensão de Alimentação
Como, dependendo do fabricante, a tensão mínima de alimentado será de 2 a 5V e a tensão máxima de alimentação estará na faixa de 15 a 18V, concluímos que não teremos problema com nenhum 555, se o alimentarmos com qualquer tensão na faixa de 5 a 15V. Se, no entanto, for indispensável alimentá-lo com outra tensão (3V, por exemplo, caso de circuito alimentado com 2 pilhas), teremos que recorrer ao manual para saber que versões podem ser alimentadas com esta tensão.
Corrente de saída
Todas as versões bipolares são capazes de fornecer (source current - corrente com saída em nível baixo) ou drenar (sink current - corrente com a saída em nível alto) 100mA. Em algumas versões, a corrente de saída máxima chega a 200mA.
Nas versões MOS, a corrente máxima drenada e 100mA é a corrente máxima fornecida é 10mA.
Componentes Externos de Temporização
Em função do transistor interno de descarga, o resistor de temporização do monoestável (ou Ra do astável) não poderá ser inferior a 1K W. Por outro lado, como a corrente de limiar máxima é 0,25 mA (versões bipolar), o resistor de temporização do monoestável (ou Ra+Rb do astável) não poderá ser superior a 20MW para alimentação de +15V e não poderá ser superior a 6,67MW para alimentação de +5V. No entanto, a precisão fica comprometida com valores superiores a 1MW.
O capacitor, por sua vez, não poderá ser inferior a 1nF.
Obs: Para as versões MOS, o resistor de temporização pode atingir 100MW.
Consumo de Corrente em Repouso (valores máximos sem carga)
Versão bipolar,