CI-555
ELETRÔNICA INDUSTRIAL
Professor Marcelo Nascimento
Apostila - CI 555
2007
Prof. Marcelo N. Santos
Eletrônica Industrial
CI 555
O CI 555 é um tipo de circuito integrado capaz de conter mais de vinte transistores, quinze resistores em dois diodos. A tecnologia empregada na sua fabricação faz com que os retardos de tempo ou oscilação sejam precisos e estáveis.
O CI 555 pode ser usado também como temporizador. Neste caso, o tempo é controlado com precisão mediante um resistor e um capacitor colocados fora do circuito integrado.
Pode ser usado ainda como oscilador. Aí a freqüência e a largura do pulso são controlados por dois resistores e um capacitor colocados fora do CI 555.
Características
O CI 555 é constituído por resistores, comparadores, um biestável ou flip-flop de controle, transistores e reforçadores (buffers).
Figura 1: Arquitetura interna do CI 555
A função dos resistores é formar uma malha divisora fixa, a fim de formar uma malha divisora fixa, a fim de preestabelecer um nível de tensão em uma das entradas de cada comparador.
Assim, em geral a entrada inversora do comparador 1 ficará com 2/3 de Vcc e a entrada não inversora do comparador 2 receberá apenas 1/3 de Vcc.
Isto ocorre quando o pino 5 não é polarizado externamente.
Os comparadores servem para posicionar o biestável de acordo com as tensões limiares presentes em suas entradas. A saída do biestável comando o transistor cuja função é descarregar o capacitor. Esse capacitor liga-se externamente ao CI e é responsável pela constante de tempo (pino 7).
O reforçador inversor (“buffer” inversor), cuja função é amplificador o sinal de saída do CI (pino 3), também é ligado á saída do biestável.
Esses blocos são acomodados em uma única pastilha de silício e encapsulados em invólucros circulares ou irregulares, com oito ou quatorze pinos.
1
Prof. Marcelo N. Santos
Eletrônica Industrial
Figura 2: Pinagem do CI 555
Funcionamento
Quando se aplica um