Chuva ácida
4
2. O QUE É CHUVA ÁCIDA? Chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4). Até os anos 90, a maior ocorrência de chuvas ácidas era nos Estados Unidos, porém, nos últimos anos, o fenômeno tem se intensificado em países asiáticos, como a China. No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Nem sempre a tempestade cai no mesmo lugar em que os poluentes foram liberados, porque as correntes de vento podem transportar os gases tóxicos por mais de 2 mil quilômetros. Isso explica como o arquipélago das Bermudas, no Caribe, ou as montanhas amazônicas do sul da Venezuela, onde não há indústrias, sofrem tanto com a chuva ácida. 2.1 Causas naturais: Incêndios, erupções vulcânicas e metabolismo dos animais.
2.2 Causas humanas: Gases provenientes das fábricas, gases provenientes dos veículos de transporte público e privado e poluição originada pelo uso de “sprays” e de desodorantes.
5
3. CONSEQUÊNCIAS A chuva tem um pH entre 5 e 6 (o pH 7 é neutro). Ela pode dissolver rochas e criar cavernas calcárias, desfiladeiros e formações rochosas, num processo que normalmente leva milhares de anos. Entre os transtornos gerados pela chuva ácida estão também à destruição de lavouras e de florestas, modificação das propriedades do solo,