choque neurogenico
Choque: diagnóstico e tratamento na emergência
Shock: emergency diagnosis and treatment
Cinthia Duarte Felice1, Cintia Franceschini Susin2, Ane Micheli Costabeber3,
Arnaldo Teixeira Rodrigues4, Maristela de Oliveira Beck5, Everaldo Hertz6
RESUMO
O choque é uma síndrome caracterizada pela redução da perfusão tecidual sistêmica, levando a disfunção orgânica. É essencial o reconhecimento precoce para correção das disfunções e diagnóstico e tratamento da causa de base.
UNITERMOS: : Choque, Choque Séptico, Choque Cardiogênico, Choque Hemorrágico, Anafilaxia.
ABSTRACT
Shock is a syndrome characterized for the reduction of the systemic tissue perfusion. It leads to global organic dysfunction. Early recognition is essential for dysfunctions correction and to diagnosis and treat the basic cause.
KEYWORDS: Shock, Septic Shock, Cardiogenic Shock, Hemorrhagic Shock, Anaphylaxis.
INTRODUÇÃO
O choque é uma síndrome caracterizada por insuficiência circulatória aguda com má distribuição generalizada do fluxo sanguíneo, que implica falência de oferta e/ou utilização do oxigênio nos tecidos. Nem todos os danos teciduais advêm da hipóxia, mas podem decorrer da baixa oferta de nutrientes, reduzida depuração de substâncias tóxicas, maior afluxo de substâncias nocivas aos tecidos, ativação de mecanismos agressores e redução de defesas do hospedeiro (1, 2).
Faz parte da via final comum em inúmeras doenças fatais, contribuindo, portanto, para milhões de mortes em
todo o mundo (2). É fundamental o seu reconhecimento precoce para correção das disfunções por ele provocadas e sua causa de base, pois quanto mais precoce o tratamento, melhor o prognóstico para o doente.
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos de relevância do assunto e, desta maneira, auxiliar o profissional de saúde (médico, médico-residente, estudantes de medicina, enfermeiros e técnicos de enfermagem) no atendimento de pacientes com choque no