Choque de Civilizações : Ocidente e Japão
Estados Unidos e Japão
Antes da segunda guerra mundial Estados Unidos e Japão não eram próximos e não tinham relação alguma, depois do bombardeio de ambos os lados, construiu uma “amizade”.Essa aliança se constitui de interesses de segurança – o objetivo norte-americano era transformar o Japão num importante pilar do capitalismo na Ásia.
Na segunda guerra mundial, o Japão se uniu a Alemanha e a Itália para estender suas terras, ocupou quase que um sexto do território, que foi visto com temor pelos Estados Unidos, mas só depois do ataque surpresa à Pearl Harbor que foi determinada a entrada dos Estados Unidos na guerra, a operação causou muitas perdas aos EUA, 11 navios e 188 aviões foram destruídos, deixando 2403 militares e 68 civis mortos, e deixaram os estadunidenses incapazes de realizarem ações militares no Pacifico pelos seus meses seguintes. Desta forma, o Japão avançou no sudeste asiático e no sudoeste do Pacífico, ate o Oceano Índico.
Depois desse acontecimento foi declarado guerra entre Estados Unidos e Japão. Os estadunidenses haviam virado o conflito contra o Japão a seu favor, desde as batalhas do Mar de Coral e de Midway, em 1942. Em fevereiro de 1945, os estadunidenses passaram a avançar sobre o território japonês, conquistando a ilha de Iwo Jima. A resistência japonesa se dava principalmente com a utilização dos kamikazes, pilotos que utilizavam de forma suicida seus aviões abarrotados de bombas contra os navios da marinha dos EUA.
Mas os militares dos EUA queriam se adiantas aos alemães na criação da bomba atômica, então após o Japão recusar a rendição que foi proposta, o presidente dos estados unidos , Henry Truman