PINÓQUIO ÀS AVESSAS
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o livro: Pinóquio às avessas, do autor Rubens Alves e assim articular a historia do livro com as abordagens tradicional, comportamental e humanista, estudas através do livro Ensino: as abordagens do processo(MIZUKAMI).
O livro conta a famosa historia de Pinóquio um menino feito de madeira que foi transformado em menino de carne e osso, porque passou a frequentar a escola, mas essa historia de Rubens Alves é contada de uma maneira diferente. O principal personagem dessa historia é Felipe uma criança muito curiosa que é apaixonada por pássaros, ele sempre tinha dúvidas sobre muitas coisas que acontecia ao seu redor e sempre perguntava aos seus pais, mas na maioria das vezes eles não sabiam responder e diziam que quando Felipe fosse para a escola, saberia as respostas de suas perguntas. Assim, Felipe fica ansioso para frequentar a escola, porém, quando ele passa a frequenta-la não é como ele imaginava.
A partir dessa historia é possível fazer uma analise das três abordagens mencionadas a cima, e refletir sobre o efeito que cada uma tem sobre o indivíduo que está no processo de aprendizagem.
PINÓQUIO ÀS AVESSAS E AS ABORDAGENS DE ENSINO
Através da leitura do livro Pinóquio às avessas é possível perceber que a abordagem presente no ensino de Felipe é a tradicional, sendo ela a mais presente nas instituições de ensino atualmente. A abordagem tradicional foi de alguma forma referencia para o surgimento das outras abordagens.
Essa abordagem vê o aluno como um ser receptivo e o compara a uma “tábula rasa”, que ao ir para a escola são expressas nele imagens e informações. A metodologia utilizada nessa abordagem é a aula expositiva, em que o professor fala e o aluno apenas escuta. E isso é bem retratado na historia do livro, quando Felipe