choperia
As habilidades essenciais de um bom negociador é a sua postura, seus objetivos, comunicação, planejamento, capacidade para a preparação de uma negociação, esforço e dedicação. Para ser um bom negociador não basta apenas ter a habilidade de negociar e sim aplicar todas essas habilidades para ser um excelente negociador, assim como analisar a maneira que esta negociação esta sendo realizada, e se ela será a forma mais eficaz.
Outras habilidades que não podem ser esquecidas e são essenciais é valorizar idéias de outras pessoas, saber ouvir e falar, mostrar de maneiras claras as idéias que estão sendo propostas se concentrando nas mesmas, fazer de uma discusão oportunidade para reflexão e crescimento, expor alternativas para a outra parte, fazendo com que ela não se sinta pressionada e fique à vontade para negociar.
Um bom negociador nunca deve fornecer com muita facilidade concessões a outra parte, nunca demonstrar uma postura de triunfo no final da negociação, pois desagradando-a ela se sentira derrotada e vai acreditar que não obteve um melhor acordo. Não ir sozinho a negociações complexas ou muito extensas, se possível estar acompanhado por um parceiro, não ser ganancioso, pois esta atitude pode colocar tudo a perder, principalmente em situações nas quais se pretende algo que a outra parte jamais concederia, não apresentar decisões muito rapidamente isso pode desvalorizar o que esta sendo negociado e por ultimo, calma e segurança que devem ser mostradas por meio de decisões tranqüilas, isso deixa a outra parte com a impressão de estar diante de um negociador calculista e experiente. Resultados fáceis podem desvalorizar o que esta sendo negociado, por isso se deve ter uma negociação com muito planejamento e preparação.
Em uma abordagem mais sistêmica, classifica-se três “erros críticos” que diminuem a eficiência de um negociador, elas são:
O erro de perspectiva: Este é o erro que consiste em concentrar-se no presente e ignorar o