Atps de plano de negócios para choperia
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Choperia
Produtos ofertados/Produzidos: Comércio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e refeições rápidas.
APRESENTAÇÃO. Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas. Era também alimento. Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos. Gregos e romanos através dos mosteiros, difundiram as técnicas egípcias pela Europa, e também contribuíram para melhoria do sabor introduzindo o uso do lúpulo em substituição a outras ervas até então usadas.
MERCADO. Um campo seleto dentro do mercado da cerveja está aberto a quem dispõe de alguma ciência para lidar com bebidas e cultua o charme do chope. No momento esta fatia representa apenas 3,5% do que o Brasil produz em termos de cerveja, mas o crescimento é evidente. O chope está sendo redescoberto, diante disto um novo mercado a ser explorado.
ESTRUTURA. Sugere-se como área mínima 80 m2, e que na elaboração do projeto e no direcionamento da decoração leve-se em conta a faixa etária do consumidor habitual.
Ter estacionamento em frente ou próximo.
O arranjo físico deve ser harmonioso tanto na distribuição dos espaços como na decoração. Internamente o ambiente deve ser dividido em duas partes, uma destinada ao atendimento ao público (balcão, mesas, etc..), e outra para a cozinha e o estoque.
EQUIPAMENTOS. Alguns equipamentos necessários:
- Chopeiras elétricas;
- Balcões de frios;
- Balcões frigoríficos;
- Geladeiras;
- Liquidificadores;
- Freezers,.... etc.
Obs. A compra da chopeira merece atenção: a elétrica é mais econômica e prática, mas a mecânica - com câmara frigorífica e serpentina longa - garante qualidade à bebida.
Pode-se levar em conta a possibilidade de que uma das companhias