Choco
A produção do chocolate passa por diversas etapas, iniciando-se com o processamento das sementes de cacau feito no local de cultivo, seguida do transporte e do processo industrial em si.
Processamento do cacau:
O processamento das sementes de cacau passam por três etapas: colheita, fermentação e secagem.
A colheita é manual, os frutos são abertos e as sementes, selecionadas. Logo após é iniciada a fermentação dos grão por essa razão, o chocolate é um alimento fermentado, sendo que esse processo inicia a formação de numerosos compostos que determinam o sabor e o aroma posterior. Em seguida ocorre a secagem. A melhor maneira de secar grãos de cacau, é colocá-los sob o Sol. Uma vez que os grãos estão secos, eles estão prontos para serem enviados à indústria.
Produção do chocolate:
Na fase industrial um maior número de etapas são necessárias. Independente do seu uso, todos os grão passam obrigatoriamente por uma limpeza, torrefação, descasque e moagem. A partir da moagem o processo pode seguir por diferentes vias.
Ao chegar às fábricas, as amêndoas passam por um controle de qualidade e por uma limpeza que visa a eliminação de impurezas. Em seguida, são torradas. Esse é o primeiro passo crítico no desenvolvimento de aroma que provém diretamente da fabricação.
Existem duas abordagens principais para a torragem: a primeira é a torrar por um curto período de tempo em alta temperatura, que produz um forte sabor de chocolate, mas elimina qualquer aroma sutil, tendo risco de ficar com sabor de queimado. A segunda é torrar lentamente em temperaturas mais baixas, o que permite a manutenção de sabores mais delicados, mas pode fazer com que não fique com o sabor de chocolate.
Após a torrefação é feito o descasque. Nessa etapa uma máquina remove as cascas, deixando as sementes limpas. Em seguida, são moídos por rolos até ficar uma massa de partículas finas chamada de pasta, massa, ou licor de cacau.
Depois da moagem, a massa de cacau pode