cho comportamento humano nas organizações
3.1 O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar estes conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.
3.2 O QUE OS EXECUTIVOS FAZEM Os executivos realizam trabalho através do trabalho de outras pessoas. Eles tomam decisões, buscam recursos e organizam a atividade de outros, com foco em atingir objetivos, metas dentro da organização.
3.3 AS FUNÇÕES DOS EXECUTIVOS O francês Henry Fayol no início do século XX escreveu que todos os executivos realizavam cinco funções gerenciais. Hoje em dia essas funções foram condensadas em quatro, sendo: planejamento, organização, liderança e controle. A definição de planejamento ocorre com a identificação das metas da organização, a colocação em prática de uma estratégica a ser seguida, para chegar ao objetivo final. Como já diz o nome organização é a função, onde é definido a tarefa que cada um fará, e a quem deve reportar as atividades realizadas, e a serem cumpridas dentro da companhia. Todas as organizações antes de qualquer outro recurso, são formadas por pessoas, o executivo tem o papel de trabalhar com a motivação está é a função liderança. A última das funções exercidas pelos executivos é o controle, onde é preciso monitorar o desempenho da organização, é preciso manter tudo ‘’nos eixos’’, para poder sanar qualquer problema que venha ocorrer. É dever do executivo, controlar tudo o que se passa dentro da organização.
Então para finalizar e responder a questão ‘’o que os executivos fazem”, eles planejam, organizam, controlam e lideram as organizações.
Após um breve resumo do capítulo um do livro Comportamento Organizacional nas Empresas (Stephen Paul Robbins), no qual explica, as funções dos executivos, aprendemos cada função executiva, e a importância das mesmas, para o bom funcionamento da organização.
APLICANDO NA