Chips eletr nicos
Os chips eletrônicos são fabricados com polímeros como a polianilina e o polipirrol. Filmes produzidos com esses materiais, em escala nanométrica, tem propriedades semicondutoras e podem substituir os trilhos de metal dos chips. Camadas desses polímeros podem proteger circuitos contra problemas de eletrostática, além disso, podem proteger elementos de prata, cobre e aço contra a corrosão.
De acordo com matéria veiculada em Inovação Tecnológica, "cientistas da Universidade de Princeton, Estados Unidos, descobriram uma forma de produzir em massa dispositivos eletrônicos que são tão pequenos que estão no limite do que pode ser visto pelo mais poderoso microscópio. A descoberta poderá levar a uma redução dramática nas dimensões dos chips de memória e outros componentes eletrônicos".
Nanotecnologia cria antenas para transmitir informações por luz
Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/11/2009
As nanoantenas transmitem informações a taxas extremamente elevadas porque a alta frequência da luz permite uma modulação extremamente rápida do sinal - na prática, uma aceleração por um fator de 10.000, utilizando uma potência menor. [Imagem: KIT]
Ondas de comunicação
Em 1887, Henrich Hertz desvendou o funcionamento das ondas eletromagnéticas, lançando por sua vez a primeira onda das comunicações globais. Mais de 120 anos depois, a transmissão de dados sem fios domina o campo das telecomunicações.
Nesse período, a quantidade de informações a ser transmitida aumentou e cresceu exponencialmente também o número de usuários que querem usufruir da tecnologia - virtualmente, cada cidadão na face da Terra.
Para acompanhar a demanda, os engenheiros têm explorado frequências de rádio cada vez mais elevadas, de forma a transmitir quantidades cada vez maiores de informações no menor tempo possível.
Há bem menos tempo, os cientistas descobriram que poderiam utilizar também a luz para transmitir ondas de rádio. Mas tropeçaram em uma dificuldade tecnológica: