TCM
Alexandre Martines RA: 134162015
Luiz Antonio Gonçalves RA: 134132015
Luiz Carlos Magalhães Souza Filho RA: 132912015
Projeto Integrador do curso de Técnico em Mecatrônica, módulo específico I,
1˚ Semestre Sandro de Oliveira Queiroz
Professor Orientador
Guarulhos
2015
Introdução
Durante nossas vidas, estamos acostumados a ver, a modernidade caminhar de uma forma irreversível, onde convivemos com processos cada vez mais práticos para nosso bem estar. Os Processos tecnológicos destacam-se e avançam de forma avassaladora e competitiva, que contribuem para um melhor aprimoramento de convívio da humanidade.
O uso destas tais tecnologias, esta levando o homem a fazer com que máquinas tenham funções rotineiras, que substituem a mão de obra humana, tornando-se mais eficiente e eficaz, um exemplo que se apresenta, é a automatização em empresas de montagem de veículos automotores.
Esse processo tecnológico se difundiu tanto, que hoje estamos vendo tudo sendo automatizado até mesmo na área da saúde com robôs que já fazem operações mais delicadas, e ate mesmo na substituição de membros superiores e inferiores de pessoas que vieram por ficar sem os mesmos.
Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) o primeiro Projeto de um robô, foi elaborado por Leonardo da Vinci (1452- 1519), por volta do ano de 1495. Então podemos afirmar que o homem, já vem pensando em criar máquinas que o possam ajuda-lo ou até mesmo substituí-lo no trabalho.
Também no meio dos anos 90, teve um brinquedo muito interessante para as crianças daquela época, que foi o robozinho chamado de TRONIC que interagia junto com as crianças tendo movimento de olhos, sobrancelhas, boca e fala tudo movido por um motor e engrenagens das quais o faziam ganhar tais movimentos, então o desenvolvimento de robôs para diversão, trabalho e auxilio é bem mais comum do que imaginávamos. O desenvolvimento de um projeto em equipe tem por finalidade, a construção